A PIAÇAVA
Attalea funifera Martius, também conhecida como piaçava ou piaçaba, nome de origem Tupi, que quer dizer “planta fibrosa” , é espécie nativa e endêmica do sul do Estado da Bahia.
Produz uma fibra longa, resistente, rígida, lisa, de textura impermeável e de alta flexibilidade, se desenvolve bem em solos de baixa fertilidade e com características físicas inadequadas para a exploração econômica de muitos cultivos. Necessita de poucos recursos financeiros para o plantio, a manutenção e exploração, tornam a piaçaveira uma opção agrícola atraente, pelos reduzidos riscos e altos rendimentos que proporciona ao investidor.
USOS
- Fabricação de vassouras,
- Enchimento nos assentos de carros,
- Cordoaria,
- Escovões,
- Cobertura de Quiosques,
- Fonte alternativa de energia,
- Fabrico de botões,
- Boquilhas de cachimbo,
- Punhos de bengala,
- Dentre vários outros.
CURIOSIDADES
A Rússia, os Estados Unidos e vários outros países importam a piaçava para utilizar em equipamentos de varrer a neve.
COMERCIALIZAÇÃO
A produção de fibras se destina para grande parte dos estados do Brasil sendo também comercializada para: Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Bélgica, Holanda, Alemanha e Argentina.
IMPORTÂNCIA SOCIAL
Muitas famílias tem na piaçava uma forma de sustento, tanto no meio rural como urbano, na colheita e beneficiamento do produto. Centenas de fábricas de vassouras espalhadas por todo o Brasil agregam valor ao produto aumentando assim sua abrangência e importância na geração de emprego e salário para pessoas de baixa renda.